Bem-vindos à nossa Página !

Somos um grupo de pedestrianistas que quer aproveitar o que de melhor o País nos tem para oferecer.

Fiquem atentos à descrição dos Percursos Pedestres efectuados !

Quer se juntar a nós ? Entre em contacto para o email: osamigosdopr@sapo.pt ou entre em https://www.facebook.com/OsAmigosdoPR

 

"Caminhos do Pão, Caminhos da Fé"

17 de Maio de 2015

›A Vila do Soajo foi o destino do grupo para mais um percurso pedestre. Num dia de Primavera, que mais parecia Verão, o Sol e o calor foi o principal obstáculo num percurso que prometeu muito e cumpriu! Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Vila do Soajo é um dos pontos mais visitados do Parque Nacional, com o ex-líbris num conjunto de certa de 20 espigueiros de pedra. O núcleo rural da aldeia é típico e muito bonito. O percurso é essencialmente de montanha e de grande beleza, tendo como pontos principais a Calçada de Pena Curveira, os Moinhos da Cruz, a Branda do Murço e as Ínsuas. Um dia muito bem passado!

 

PR7VOU - "Percurso das Poldras"

19 de Abril de 2015, Vouzela

›    Fataunços – freguesia do concelho de Vouzela, foi o destino de mais um percurso pedestre. Iniciamos o caminho com nevoeiro mas rapidamente este dispersou e o sol deu outra cor à beleza do local. Um percurso ao nível de Vouzela, de grande beleza e paisagens únicas. Neste caso o destaque vai para as poldras – pedras que permitem a passagem a pé de ribeiros. Neste percurso contamos com três, sobre a Ribeira de Ribamá, de grande beleza e emoção! Em Fataunços – cujo nome deriva de Feto – destaca-se as casas brasonadas. Como seria de esperar todo o  percurso contou com uma grande quantidade de Fetos, com destaque também para a Ponte Pedrinha, a Estrada Romana e as aldeias de Bandavises e Figueiredo das Dornas. Um agradecimento especial ao Sr.º Domingos Fernandes pelas explicações sobre o percurso!

"PR9 SVV - Trilho dos Moinhos"

8 de Fevereiro de 2015, Sever do Vouga

›Num dia frio mas com o Sol a brilhar rumámos a Sever do Vouga – Capital do Mirtilo! O percurso pedestre teve início na freguesia de Paradela do Vouga, junto à Igreja Matriz, e desenvolveu-se essencialmente por caminhos rurais, onde se destacaram as plantações do Mirtilo e as laranjeiras. O destaque vai para a ribeira de Carrazedo, a levada que alimenta os campos agrícolas e os moinhos que a acompanham. Um percurso muito agradável, num dia, que apesar de frio, o sol imperou e a alegria também!

 

Percursos Pedestres de Outubro 2013 a Janeiro 2015

"Trilho Encosta do Câstelo", 20 de Outubro de 2013 em Sever do Vouga

›Num dia nublado mas com a temperatura agradável, rumamos à freguesia de Cedrim, pertencente ao concelho de Sever do Vouga, para mais um percurso pedestre. O percurso começa no centro da freguesia e segue, em subida, para o Monte de Castêlo, um miradouro natural em forma de espigão,  que proporciona vista sobre o vale da povoação, assim como panorâmicas sobre o rio Vouga. Iniciando a descida, o caminho segue por antigos caminhos de ligação entre as aldeias da freguesia, tornando-se um percurso essencialmente rural, com muita fruta e as castanhas da época! Destaque ainda para a visita a uma replica da capela de Nª. Sra. Da Guadalupe em Redouça, assim como a antiga linha do vale do Vouga, agora ecopista, com visita à antiga estação de Cedrim, agora restaurada.  Em Cedrim, destaque para o Largo das Eiras, um conjunto de 11 canastros e respetivas eiras, que estão a ser alvo de obras de recuperação.

 

"Caminhos da Fé", 24 de Novembro de 2013 em Esposende

›Num dia de sol e frio o destino do grupo foi o concelho de Esposende para realizar o percurso pedestre nº 9, denominado “Caminhos da Fé”. Com início junto à Igreja Paroquial de Belinho, freguesia do concelho, o percurso segue pelas ruas da aldeia, onde é possível observar as capela de São Sebastião e Santo Amaro, antes de iniciar a subida para o santuário de Nossa Senhora da Guia. O Santuário encontra-se num local de grande beleza, com uma vista privilegiada para o mar, assim como para toda a região envolvente. Neste local a Capela de Nossa Senhora da Guia sempre guiou os viajantes e barcos com o seu candeeiro alimentado a azeite para que nunca faltasse esse sinal visível de muito longe. Deixando o santuário o percurso segue por caminhos florestais mas de grande beleza antes de atingir o monte do Picotinho. O miradouro, junto ao marco geodésico, permite uma vista deslumbrante sobre o oceano, as dunas e os campos de cultivo. Deixando o miradouro iniciamos a descida até ao ponte de início deste belo percurso! 

 

"Trilho dos Poços", 29 de Dezembro de 2013 em Águeda

›Num dia de sol e frio, a estalagem de Fermentelos aguardava a nossa chegada, é junto a esta que se inicia o percurso. As chuvas dos dias anteriores, fizeram a pateira galgar as margens, o que levou à necessidade de uns desvios ao percurso original. O ponto alto do percurso são os diversos tipos de poços que se encontram um pouco por todo o percurso e onde predominam as Noras – engenhos constituídos por uma roda com pequenos reservatórios ou alcatruzes. Uma parte do percurso segue pelas ruas e centro da freguesia, com destaque para a Igreja Matriz. Apesar das margens da pateira se encontrarem cheias e não permitirem realizar todo o percurso, este vale sobretudo pela paisagem do local.

 

"Rota dos Espigueiros", 19 de Janeiro de 2014 em Fafe

›Novo ano e novo percurso pedestre, desta vez o destino foi a aldeia de Várzea Cova, freguesia de Fafe. O dia estava frio mas o sol brilhou durante quase todo o percurso. Com inicio junto à igreja paroquial, o percurso serpenteia pelas ruas da aldeia, com o principal destaque para os exemplares de espigueiros, que demonstram a importância da agricultura, principalmente milho, para a aldeia. Os seus terrenos férteis, irrigados pelos imensos riachos, que neste dia, se encontravam em grande quantidade, são outro dos destaques do percurso. Este segue por caminhos de montanha, com destino ao lugar de Bastelo, onde se destaca a paisagem do local, assim com o elevado numero de habitações restauradas. O regresso a Várzea Cova, faz-se novamente por caminhos de montanha, com o destaque para um magnifico bosque de carvalhos.

 

"Dois Rios, Dois Mosteiros", 16 de Fevereiro de 2014 em Marco de Canaveses

›Num dia frio de Inverno, o nosso destino foi o concelho de Marco de Canaveses. Com início junto à Igreja e Mosteiro de Vila Boa do Bispo, monumento pertencente à Rota do Românico, o percurso segue por caminhos tradicionais e de calçada, por entre campos agrícolas, vinhas e o casario tradicional da região. Com o nevoeiro a acompanhar-nos desde o inicio, entramos na zona de floresta e atingimos o ponto alto do percurso, junto ao marco geodésico, onde se tem uma vista panorâmica sobre toda a região, incluindo o rio Tâmega. Continuando o percurso, segue-se por caminhos florestais, até atingir novamente os caminhos rurais, junto às povoações, campos agrícolas e vinhas. O destino final era a Igreja e Mosteiro de São João de Alpendorada, o qual se situa junto ao Rio Douro e que se vislumbra durante a parte final do percurso. É um percurso muito agradável e que recomendo a todos os que adoram caminhar na ruralidade!

 

"Percurso das Minas", 6 de Abril de 2014 em Castro Daire

›Início de novo ano de percursos pedestres por esse país tao belo! Num dia de Sol, mas com algumas nuvens altas, o nosso destino foi a aldeia de Tulha Nova, aldeia serrana pertencente ao concelho de Castro Daire. O percurso tem inicio junto à capela e segue por caminhos de montanha. A chuva dos últimos dias encheu as levadas do percurso, o que provocou algumas aventuras mas também formou quedas de água de grande beleza! Aproveitamos ainda para uma visita às Minas de Moimenta e à aldeia de xisto típica de Levadas. Todo o percurso e as paisagens que nos apresentou tornaram este percurso uns dos melhores já realizados e sem duvida de grande satisfação para iniciar este novo ano de percursos!

 

"Trilho dos Amiais", 1 de Junho de 2014 em Sever do Vouga

 

Dia Mundial da Criança foi dia de novo percurso pedestre. O destino foi a freguesia de Couto de Esteves, em Sever do Vouga. Num dia de sol e de calor, o percurso foi muito agradável, sendo essencialmente um percurso rural, com passagens pelas aldeias de Couto de Baixo, Couto de Cima, Amiais e Vilarinho. De destacar o casario recuperado em Amiais e o solar “Casa da Fonte” em Couto de Baixo, os campos de cultivo, que mostram a ligação da população à agricultura e ainda alguns bosques de castanheiros, carvalhos e eucaliptos, que num dia de calor, fizeram a sua sombra ser muito apreciada. Esta ligação à terra está também espelhada na Eira Comunitária, na aldeia dos Amiais, que exibe sete canastros! 

 

"Trilho Quercus Robur", 5 de Outubro de 2014 em Vouzela

›De regresso aos percursos pedestres, após a habitual paragem de verão, o destino foi a aldeia de Carvalhal de Vermilhas pertencente ao concelho de Vouzela. O dia começou nublado, com o sol a descobrir a espaços. Foi um percurso essencialmente rural, com passagem pelas aldeias de Carvalhal de Vermilhas e Vermilhas, por moinhos de água e por uma grande mancha de carvalhos, com destaque para um exemplar com 239 anos e 20,7 metros de altura! Um percurso muito agradável!

 

"Rota dos Aromas", 26 de Outubro de 2014 em Arouca

 

Fim de Outubro mas muito calor, foi assim que percorremos mais um percurso pedestre em Arouca. Com início junto à igreja matriz de Espiunca, o percurso segue pela aldeia, já com o som do Rio Paiva ao fundo. O destaque do percurso é o aroma libertado pelas várias espécies de plantas, ao longo de todo o percurso, como o Alecrim, a Carqueja e o Rosmaninho. A aldeia de Sarabigões é a primeira a ser alcançada, onde, para além da típica aldeia de montanha, destacam-se as várias casas recuperadas utilizando a pedra e o xisto típico da região.  Segue-se um caminho florestal, marcado por pinheiros e eucaliptos, até atingir a aldeia de Vila Cova. Aldeia típica com casas muito bonitas. Saindo da aldeia segue-se por um caminho mútuo com a antiga levada de água. O caminho segue até Espiunca marcado por uma bela panorâmica da região. Percurso muito agradável! 

 

"Penacova, o Mondego e a Lampreia", 30 de Novembro de 2014 em Penacova

Num dia frio e nublado, o nosso destino foi a vila de Penacova, situada entre montes e vales acentuados, com a presença constante do rio Mondego. O percurso tem início junto à Igreja Matriz, onde se encontra a Pérgola Raul Lino, da qual se obtém uma magnifica vista panorâmica sobre o Rio Mondego. Seguindo pela zona histórica, por ruas de carácter medieval, o percurso muda para caminhos rurais, até atingir o local dos antigos Fornos de Cal, essenciais para Penacova no início do século XX. Seguindo o percurso, por caminhos florestais, chegamos ao miradouro do Penedo do Castro, local onde se observa uma das maiores vistas panorâmicas da região. Após um descanso merecido, inicia-se a descida rumo ao rio Mondego. Alcançando o rio, segue-se junto à margem com o objetivo de utilizar a ponte para passar para a outra, no entanto esta não estava lá, o que obrigou o grupo a regressar ao ponto de inicio do percurso. Um percurso exigente mas bastante agradável!

 

"Rota da Penha", 11 de Janeiro de 2015 em Guimarães

 

Num dia frio, o primeiro percurso do ano de 2015 teve como destino a cidade património mundial de Guimarães. Com inicio junto à Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, o percurso sobe até ao monte da Penha, um local muito agradável, com inúmeros pontos de interesse. Desde logo os penedos de grandes dimensões, como o Penedo do Barco, o Penedo do Susto, o Penedo do Suspenso e o Penedo do Sino, que permitem grandes aventuras e bela fotografias. No alto, destaca-se também o Santuário da Penha e o monumento de Pio IX, junto aos quais se obtém uma vista panorâmica sobre a cidade de Guimarães e a sua envolvência. Ainda na montanha da Penha, conte com uma visita à gruta da Senhora do Carmo. O percurso segue, agora de novo até à cidade de Guimarães, com destaque para a passagem na atual pousada de Santa Marinha, antigo convento de Santa Marinha. No final, todos adoraram, um percurso exigente, mas de grande beleza, com um dia, apesar de frio, bastante agradável para caminhar!

 

Vejam as fotos em www.facebook.com/OsAmigosdoPR/photos_stream?tab=photos_albums

"Trilho dos Moinhos"

15 de Setembro de 2013, Castro Daire

›    De regresso aos percursos pedestres, após a habitual paragem de verão, o destino foi a aldeia de Eiriz, pertencente ao concelho de Castro Daire. O dia estava quente e o sol a brilhar. O percurso iniciou-se com uma passagem pela típica aldeia de Eiriz, seguindo-se a passagem pelo ponto alto do percurso – o Poço Negro, uma queda de água com formação de piscinas naturais, um local de grande beleza! De seguida seguimos por caminhos de montanha, com uma paisagem muito agradável , até atingirmos um conjunto de moinhos, denominados  de Moinhos da Quinta.  Uns metros à frente a Cascata da Tojosa merece uma visita, assim como o caminho que lhe precede, por entre campos de cultivo, delimitados com o típico xisto, formando em alguns locais escadas, tornando esta parte do percurso diferente e agradável. No final, apesar do tempo quente, foi um percurso muito agradável e de grande beleza.

"II Aventura Noturna em Gaia"

13 de Julho de 2013, Vila Nova de Gaia

A II Aventura Noturna em Gaia foi um sucesso! Cerca de 60 pessoas juntaram-se para uma caminhada pelos passadiços de madeira que ligam S. Félix da Marinha a Lavadores. O trajeto realizado foi de cerca de 5 km + 5 km de volta, um total de cerca de 11 km, entre S. Félix da Marinha e a praia de Mar e Sol em Arcozelo. A noite estava muito agradável para caminhar, com o aparecer da lua e com um céu limpo foi possível observar as estrelas.
 

Percurso Pedestre

"Caminhos do Sol Nascente"

17 de Junho de 2013, Arouca

Estamos de volta a Arouca! Desta vez o destino foi Moldes, e quem diria que era dia de festa na aldeia! O percurso pedestre inicia-se junto à igreja matriz e segue por caminhos essencialmente rurais, por entre campos de cultivo e ribeiros, mas também de montanha. O dia foi o ideal para realizar o percurso pedestre com sol a brilhar e quase todo o percurso a ser realizado à sombra de castanheiros, carvalhos, pinheiros entre outras espécies. Com passagens pelas aldeias de Bustelo, Espinheiro, Fuste, Vila Cova, Póvoa e Friães, a que mais se destacou foi a de Espinheiro, apesar de ser muito pequena, a sua Casa no Campo, restaurante típico merece bem uma visita. Até Setembro!

Percurso Pedestre

"Nossa Senhora do Castelo" - 2ª Edição

19 de Maio de 2013, Vouzela

›    O destino deste dia foi o centro da cidade de Vouzela, para realizar um percurso já efetuado no primeiro ano, embora não tenha sido feito na sua totalidade. Num dia frio e com o céu geralmente nublado partimos, junto à igreja matriz, passando pelo parque da Liberdade, com a sua ponte sobre o Rio Zela. Seguindo o caminho atingimos a antigo caminho-de-ferro que, um pouco à frente, atingia a ponte antiga sobre a cidade de Vouzela, com uma vista agradável sobre o rio Zela e a cidade. No fim da ponte, foi possível observar uma antiga locomotiva a vapor. O caminho seguia pelo local de passagem da antiga linha, um caminho muito agradável. Com passagem pela Capela de St.ª Antão, a subida até à Sr.º do Castelo foi dos pontos altos do percurso, com a magnifica vista que possui. A partir dai a descida até ao cento e local de inicio do percurso. Até ao próximo mês !
 

Percurso Pedestre

"Rota da Citânia"

21 de Abril de 2013, Guimarães

 

›    Num dia de sol e com a temperatura bastante agradável para um percurso pedestre, rumámos a Guimarães, mais concretamente junto a Citânia de Briteiros. Neste local pode ser visitado um dois mais importantes e antigos povoados da Idade do Ferro, conhecendo uma das mais importante civilizações do noroeste peninsular. O percurso pedestre tem início junto a este local, sendo essencialmente  um percurso de montanha, com passagem por ribeiros e aldeias, dentro desta de destacar a aldeia de Portuguediz, um autêntico museu ao vivo, após termos a oportunidade de visitar uma das casas. Junto aos ribeiros destacam-se ainda os moinhos, um deles recuperado e ainda o museu da cultura castreja, em Briteiros.
 
 

7º Aniversário de "Os Amigos do PR" 

17 de Março de 2013 - Serra da Freita

Domingo dedicado a percurso pedestre e churrascada para festejar o 7º aniversário do grupo. O destino foi a Serra da Freita e o parque de campismo do Merujal, daí seguiríamos para o percurso pedestre “Caminhada Exótica”. No entanto os planos foram mudados, o percurso não se encontrava em boas condições para ser realizado e ent...ão o decidido foi realizar uma parte do “Viagem à Pré-História”. Saindo do parque de campismo seguimos pelo percurso até a Casa Abrigo do Vidoeiro, antiga casa do guarda-florestal, recuperada para turismo. Daí seguimos por caminhos no alto da serra junto de aerogeradores até ao parque de campismo. A churrascada teve lugar no parque de campismo do Merujal. O espaço foi cedido pelo responsável do parque, pelo que agradecemos pois foi um dia muito bem passado! No regresso, uma paragem na aldeia da Castanheira para visitar as Pedras Parideiras. Grande dia !

Percurso Pedestre

"Caminhos Medievais"

3 de Fevereiro de 2013, Felgueiras

Novo ano de 2013 com um novo percurso pedestre. O destino deste foi a freguesia de Vila Fria pertencente ao concelho de Felgueiras. E quem diria que era dia de festa! É verdade tivemos de passar pelo centro durante o percurso, logo pela festa da terra! Partindo junto ao parque de campismo, o percurso foi essencialmente por caminhos rurais, com muitos vinhedos, mas também por estrada. No entanto a passagem pelo mosteiro de Pombeiro, as pontes romanas sobre o rio Vizela e o bom tempo se fez sentir neste dia, fizeram deste percurso um percurso muito agradável!

Percurso Pedestre:

"Rota do Milénio"

30 de Dezembro de 2012, Fafe

 

    No penúltimo dia do ano de 2012, num dia nublado e com ameaça de chuva, rumámos até à freguesia e terra milenar de Cepães no concelho de Fafe. Com início junto à capela de Nossa Senhora de Guadalupe, o percurso vale essencialmente pelas pontes antigas sobre o rio Vizela e a ciclovia construída sobre a antiga linha de caminho de ferro. O percurso desenrola-se por campos verdejantes e vinhedos, com a companhia constante das águas cristalinas das cascatas, poças e levadas. Até 2013 !

 

Percurso Pedestre:

"Castro de S. Lourenço"

18 de Novembro de 2012, Esposende

 

Num dia ótimo para realizar um percurso pedestre, rumámos ao concelho de Esposende, mais concretamente ao local onde se situa um monumento milenar – o castro de S. Lourenço. O percurso tem início junto a este, um castro em ruinas em que alguns núcleos foram reconstruidos. Ainda no local a capela de S. Lourenço situado num ponto alto, permite um vislumbre deslumbrante de todo o litoral de Esposende, em especial a foz do rio Cávado.  O percurso realiza-se por diferentes paisagens, desde matas a florestas de pinheiro-bravo, giestas e urzes até campos agrícolas e vinhedos. Um dos pontos de interesse foi a passagem por três dólmens – monumentos funerários milenares. Até ao próximo !

 

Percurso Pedestre:

"Rota de S. João de Jerusalém"

S. Pedro do Sul, 14 de Outubro de 2012

Novo mês, novo percurso pedestre, desta vez o destino era o centro da cidade de S. Pedro do Sul. Num dia nublado e com previsão de aguaceiros, o percurso teve início junto à Junta de Freguesia, seguindo pelas ruas do centro da cidade. À saída da cidade seguimos pelo caminho da antiga linha de caminho de ferro do Vale do Vouga, com início junto à antiga estação de S. Pedro do Sul. Com passagem por algumas aldeias, o percurso valeu essencialmente pela beleza da vegetação, pelo caminho percorrida pela antiga linha de caminha de ferro e pelas passagens por várias pontes antigas. No regresso ao centro da cidade, ponto final do percurso todos já esperavam o próximo !

 

Percurso Pedestre:

"Rota de Santiago"

23 de Setembro de 2012, Tondela

 

    De regresso aos percursos pedestres após a paragem de Verão, rumámos ao lugar do Monte de São Marcos, pertencente ao concelho de Tondela. O local possui uma  capela e um vasto parque de merendas onde no final a ideia seria fazer o habitual piquenique. O dia prometia chuva, no entanto a sorte esteve connosco e a chuva que caiu durante o percurso foi muito pouca. O percurso tem início junto ao Monte de São Marcos e segue por uma zona florestal até atingir o núcleo rural de Santiago de Besteiros, freguesia do concelho de Tondela. Neste local segue-se uma parte dos caminhos de Santiago que levam até Santiago de Compostela. Na zona rural o percurso faz-se por entre vinhedos e terrenos de cultivo onde a fruta foi muito apreciada, desde uvas, figos, amoras, peras, maças… Até ao próximo!

Percurso Pedestre:

"Caminhos de S. Tiago" - Segunda Edição

 

Domingo, 8 de Julho de 2012,  Sever do Vouga

 

Um regresso a um percurso já efetuado, mas que pedia um regresso pelo ter sido feito num dia de nevoeiro e alguma chuva. Assim num dia de sol, rumámos ao parque de lazer da igreja de S. Tiago, na serra do Arestal. O percurso foi bastante agradável, diferente da primeira vez, pois o sol e a ausência de nevoeiro permite outro olhar! Até ao próximo.

 

Fotos:

Caminhada:

“Aventura noturna em Gaia”

Sábado, 2 de Junho de 2012, Vila Nova de Gaia

Um Sábado a prometer chuva marcou o primeiro percurso à noite. Uma aventura que decorreu pelo passadiços de madeira que ligam Espinho a Vila Nova de Gaia. O percurso efetuado iniciou-se na praia de Valadares, passando porvárias praias do concelho de VilaNova de Gaia até chegar à praia de Lavadores. Aí aproveitamos para uma ida a uma gelataria. O regresso foi efetuado pelo mesmo caminho.  O percurso percorre as dunas de areia, o motivo da criação dospassadiços é mesmo a proteção das dunas. O mar é visível em quase todo o percurso, apesar de ser noite.  A noite marcou um percurso diferente mas muito agradável ! No final alguma chuva apareceu, o que não impediu de terminar o percurso.

Percurso Pedestre:

"Percurso do Rio Antuã"

29 de Abril de 2012, Estarreja

O último fim de semana do mês de Abril marcou o início do sétimo ano de percursos pedestres. Desta vez o destino foi Estarreja e o percurso que percorre as margens do Rio Antuã. Num dia que ameaçava chuva, esta acabou por não aparecer e permitir a realização de um percurso bastante agradável, por caminhos fáceis de percorrer junto às margens do rio Antuã. Durante o percurso foi possível avistar algumas aves como a cegonha e a garça, assim como vacas e cavalos. Até ao próximo !

 

 

 

Percurso Pedestre:

"Ilha dos Amores"

11 de Março de 2012, Castelo de Paiva

    Último percurso pedestre deste sexto ano, um dia antes de comemorar 6 anos de percursos pedestre, rumámos ao concelho de Castelo de Paiva, ao lugar de Castelo na margem do rio Douro. O local tem uma vista privilegiada para a ilha denominada “Ilha dos Amores”. O dia esteve quente com o sol a brilhar. O percurso tem inicio junto ao cais onde é possível avistar a ilha e desenrola-se essencialmente por caminhos rurais, percorrendo aldeamentos e campos de cultivo. No final um grupo de caminhantes tomou o barco e foi a ilha! Uma viagem curta mas agradável e o essencial esteve na visita a ilha, a não perder! Até breve!

 

"Trilho da Ponte de Ferro"

29 de Janeiro de 2012, Águeda

  Num dia de sol e tempo frio rumamos a uma aldeia do concelho de Águeda. O percurso tem início no parque de lazer circundante da Capela da Sr.ª do Amparo seguindo por um caminho entre loureiros e choupos até atingir o caminho paralelo à “Linha do Vouga”. No final deste atinge-se o local que dá nome ao percurso, a ponte de ferro, uma estrutura datada do século XIX, que permite à linha do Vouga a passagem sobre o rio Águeda. O caminho segue agora paralelo ao rio Águeda, com a Ponte de Requeixo a marcar a paisagem pela positiva ! Deixando o rio Águeda para trás atravessamos caminhos, por entre campos de cultivo e vinhas, até entrar no núcleo da aldeia de Travassô. Na aldeia ainda visitamos um lavadouro tradicional, percorrendo depois cerca de 1000 metros para atingir o ponto de início do percurso. Um percurso plano, fácil, muito agradável e bonito ! 

 

"Percurso dos Espigueiros"

8 de Janeiro de 2012, Oliveira de Azeméis

Para o primeiro percurso do ano de 2012, coincidindo com o quinquagésimo percurso, rumámos à aldeia de Vilarinho de São Luís, pertencente ao concelho de Oliveira de Azeméis. Num dia de céu limpo, e temperaturas agradáveis o percurso desenrolou-se por caminhos florestais de pinheiro e eucalipto e pelas ruas da aldeia. O ponto alto do percurso são os espigueiros da aldeia, alguns recuperados para servir de ex-líbris a este percurso.  Até ao próximo !

Fiquem com as fotos,

Contacte-nos